Passo a passo para o aumento de imunidade na geração 50+

Você sabia que melhorar a imunidade dos idosos pode ser mais fácil do que você imagina? Tire suas dúvidas e leia as dicas no Blog Nutridrink!

"

Passo a passo para auxiliar a melhora da imunidade nos idosos

Nunca se falou tanto em imunidade quanto nos últimos tempos. Por isso, o Blog Nutridrink preparou um passo a passo com dicas saudáveis e naturais para ajudar os idosos nesta fase. Confira!

Aumento da imunidade na terceira idade: como começar?

De acordo com o IBGE, o número de idosos no Brasil tem aumentado com rapidez nas últimas décadas! E a estimativa da Organização Mundial da Saúde é que esse número vai continuar crescendo, já que a previsão é de que até o ano de 2030, o Brasil terá a quinta população com o maior número de idosos do mundo.

De acordo com a OMS, a expectativa de vida dos idosos até 2030 será, respectivamente, de 77 anos para homens e 84 para mulheres. Então, para que o envelhecimento saudável aconteça da melhor forma possível ao longo dessa nova realidade, algumas providências precisam ser tomadas, entre elas, a melhora da imunidade! Confira o passo a passo:

Dicas para melhorar a imunidade e envelhecer com bem-estar

1) Complete sua alimentação com alimentos antioxidantes

Buscar uma alimentação equilibrada com ingredientes variados para garantir naturalmente a quantidade adequada dos nutrientes é muito importante para melhorar a imunidade. Por meio da alimentação, os idosos podem ajudar a fortalecer seu sistema imunológico e garantir vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Como é o caso do gengibre, que tem ação antioxidante, e é um alimento que aumenta a imunidade dos idosos por ser rico nas vitaminas C e B6. E o melhor: pode ser consumido de diversas formas, como:

  • Chá de gengibre
  • Água saborizada (pedacinhos de gengibre na garrafa)
  • Vitaminas, sucos e caldos

Frutas e vegetais fazem parte de uma alimentação saudável e são fontes de nutrientes benéficos à saúde como fibras, vitaminas e minerais, e também de fitonutrientes. Alimentos que contribuem para um envelhecimento saudável destacam-se pela influência do cálcio e vitamina D na prevenção de osteoporose, a ingestão de proteína e aminoácidos para evitar perda muscular, a influência da gordura nas doenças cardiovasculares e seus componentes na manutenção da saúde do cérebro, a melhora da visão e cognição com a ingestão de carotenoides (pigmentos vermelho, alaranjado ou amarelado naturalmente presentes em raízes, folhas, sementes e frutas).

Esses são alguns exemplos de como certos grupos de alimentos podem influenciar as alterações do sistema imune no envelhecimento.

Dormir bem e pelo tempo necessário

A melatonina produzida enquanto dormimos é responsável pelo fortalecimento da imunidade! Por isso dormir recupera o corpo e existe uma forte ligação entre o sono e o sistema imunológico.

O tempo de descanso varia de acordo com cada indivíduo, o importante é cumprir a rotina de sono necessária para o descanso físico e mental, porque dormir menos do que o necessário pode prejudicar a imunidade.

Manter uma rotina saudável é fundamental

Além das dicas citadas acima, outros pontos importantes para o fortalecimento do sistema imunológico na terceira idade são: beber água regularmente, evitar o consumo de álcool e o tabaco, praticar atividades físicas e pegar sol até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas para absorver vitamina D.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de cinco porções (400g) de frutas, legumes e verduras para atender às necessidades destes nutrientes. No entanto, cerca de 75% dos adultos não atendem a esta recomendação.

Se o idoso tiver dificuldade em manter o consumo adequado de nutrientes, conte com Nutridrink! Um complemento diário rico em cálcio, vitamina B e D12 essenciais para a manutenção dos ossos!

Consulte o seu médico, tire suas dúvidas sobre toda a linha Nutridrink e descubra qual deles é perfeito para as suas necessidades. Se quiser saber mais sobre toda a linha Nutridrink e descobrir dicas e receitas, siga @nutridrinkbrasil no Instagram!

OS PRODUTOS MENCIONADOS NÃO CONTÉM GLÚTEN.

"


"

Referências Bibliográficas:

  1. Simpósio Internacional sobre Alimentos Funcionais e Compostos Bioativos (18.: 2021: São Paulo, SP) XVIII Simpósio Internacional sobre Alimentos Funcionais e Compostos Bioativos [livro eletrônico] : força-tarefa alimentos funcionais / coordenação Franco Maria Lajolo. São Paulo : International Life Sciences Institute do Brasil - ILSI Brasil, 2021. https://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2021/10/XVIII-Simposio-Funcionais-25.10.21.pdf
  2. Nutrição e envelhecimento saudável / Franco Maria Lajolo, Karina Pfrimer. São Paulo : ILSI Brasil International Life Sciences Institute do Brasil, 2016. https://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2016/08/Livro-nutricao-ONLINE-com-capa.pdf
  3. Cuidar dos idosos é também zelar pelo futuro | Artigo - 2020. https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/cuidar-dos-idosos-e-tambem-zelar-pelo-futuro/

"

Leia também

x