Os idosos conseguem ganhar massa muscular?

Melhorar a resistência física, ganhar músculos e perder gordura corporal é um desafio de todos. Mas, será que os idosos também conseguem ganhar massa muscular na terceira idade? Saiba mais no Blog Nutridrink.

Os idosos conseguem ganhar massa muscular?

Envelhecer com saúde é possível através dos bons hábitos, da boa alimentação, do bem-estar físico, mental, social e mantendo-se sempre ativo. Mas e a massa muscular? Será que é possível os idosos manterem os músculos firmes e fortes? Será que há uma idade em que não ganhamos, nem melhoramos nossa resistência? É o que você vai saber no texto de hoje.

Manutenção da musculatura

Com o tempo e a idade avançada, todos nós temos a perda progressiva da massa muscular. Por isso, muitas vezes, quando já idosos, a dificuldade de locomoção e atividades do cotidiano que antes eram simples, como subir escada, se tornam mais difíceis.

É por isso que há a recomendação de atividades físicas regulares para a manutenção da musculatura, independente da idade. De acordo com um estudo feito em Berlim, entre 2012 e 2014, foi comprovado que essa regularidade faz toda a diferença quando idosos.

Nele, foram avaliados 891 participantes (homens e mulheres) entre 60 e 85 anos. Foram medidas: quantidade de massa muscular total, quantidade de massa magra apendicular (braços e pernas) e força muscular por aperto de mão.

Em relação às mulheres, o estudo foi inconclusivo. Para os homens que praticavam atividades físicas desde jovens e ainda praticam, esses tiveram avaliação melhor do que aqueles que não mantiveram o hábito.

Ou seja, pode-se concluir que não é suficiente fazer exercícios só quando jovem, os idosos precisam dar seguimento na atividade física, para não ter a perderem a força e nem do tônus muscular.

Ganho de massa muscular

Em um artigo publicado para a revista Nature em 2018, foi possível perceber e confirmar por meio de testes preliminares que, para estimular os idosos a adotarem um estilo de vida mais ativo, os instrutores devem planejar as sessões e o grau de dificuldade sempre pensando nas necessidades de cada um.

Os treinos devem ser montados de acordo com cada participante, mas também podem ser feitos em grupo, pois atividades com interações trazem consequências muito mais positivas, melhorando o prazer e a autoestima.

Inclusive, foi demonstrado através dos resultados de 12 semanas consecutivas de atividades, que os idosos aumentaram a massa muscular e também reduziram a gordura corporal do corpo.

Por fim, fazer atividades físicas três vezes na semana com dieta e nutrição adaptadas às necessidades energéticas dos participantes, ajuda a fortalecer os músculos, perder a gordura corporal e melhorar a saúde mental.

Para dicas de quais atividades físicas fazer, leia em Idosos: dicas e cuidados para um envelhecimento saudável. Pelo Instagram da @nutridrinkbrasil você confere receitas, conhece toda a linha Nutridrink e muito mais.


Referências Bibliográficas:

  1. Em que Idade Exercícios Físicos ajudam a Ganhar Massa Muscular? | Exercícios Físicos – Idosos, 2018. https://idosos.com.br/exercicios-e-massa-muscular/
  2. Resultados de Treino de Resistência (Musculação) para Idosos | Exercícios Físicos, Idosos, 2011. https://idosos.com.br/treino-de-resistencia-em-idosos/
  3. Impacto de um programa de treinamento resistido motivacional na adesão e composição corporal em idosos | Artigo, Nature - 2018. https://www.nature.com/articles/s41598-018-19764-6

Leia também

x