O câncer pode acarretar diversas alterações na vida do indivíduo, sendo considerada a desnutrição um dos fatores mais comuns.2 Seja ela pelo diagnóstico tardio da doença, fatores psicológicos, emocionais ou pelo fato do paciente estar em tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Os tratamentos, em especial, ocasionam diversas alterações nutricionais como: náuseas, constipação, diarreia, vômitos, perda do paladar, sensação de estômago cheio 1,2.
Muitos pacientes com desnutrição grave têm dificuldades em seguir com a quimioterapia ou radioterapia por exigir força e disposição, obrigando a interrupção do tratamento por tempo indeterminado 3 .
Por isso se faz necessário o consumo de alimentos saudáveis como: vegetais, frutas, grãos integrais,legumes, verduras, preferencialmente de forma fracionada, isto é, pequenas porções ao dia 5. Nesse contexto o uso de suplementos orais se torna um aliado poderoso para garantir nutrientes de boa qualidade e ingestão calórica adequada 3,4.
Dessa forma, a intervenção nutricional com base na suplementação oral pode minimizar o desenvolvimento de desnutrição, proporcionando maior conforto e adesão aos tratamentos oncológicos. Assim, o paciente vive com mais qualidade de vida e menor risco de recaídas 3,4.