Foi historicamente o primeiro método de tratamento de câncer, e ainda é o mais utilizado, sempre que possível nos tumores sólidos. Consiste em extirpar de forma radical a lesão, incluindo um pouco de tecidos vizinhos (margem de segurança). Muitas cirurgias para câncer são agressivas e de grande porte, o que repercute negativamente sobre a capacidade de alimentação e o estado nutricional do doente.
Atenção nutricional no pré e pós-operatório
Antes da cirurgia
- Caso tenha perdido peso antes da cirurgia, procure repor com alimentos proteicos (carne, frango, ovos, peixe, laticínios)
- Cirurgias extensas podem implicar em perdas de sangue. Se sua taxa de hemoglobina estiver diminuída, dê preferência a carne, frango, e também feijões, lentilhas e ervilhas, ao lado de folhas verdes (espinafre, couve), que são ricos em ferro
Depois da cirurgia
- Independentemente de perda de peso, dê preferência aos mesmos alimentos, na fase pós operatória (convalescença e recuperação)
- Suplementos calórico proteicos industrializados também auxiliam na normalização do estado nutricional, além de incluírem vitaminas e minerais